11/10/2010

Receitas de Cup Cakes deliciosos!

Cup Cake Chocolate



Para fazer a massa do cupcake, você irá precisar de:
- 150 g de manteiga, em temperatura ambiente
- 150 g de açúcar
- 175 g de farinha de trigo com fermento (se não tiver, use a farinha de trigo normal e acrescente 1 colher de chá de fermento em pó)
- 3 ovos
- 3 colheres de sopa cheias de chocolate em pó
- 1 colher de chá de essência de baunilha

Pré-aqueça o forno em 180°C e disponha as forminhas de papel na forma. Bata bem os ovos até ficar claro na batedeira, o que será bem rápido, pois é só para misturar, e depois acrescente todos os outros ingredientes, batendo por mais uns 2 a 3 minutos, deixando a massa clara e fofa. Distribua a massa entre as forminhas completando até 2/3 do volume e leve para assar. Após uns 18 a 20 minutos e os cupcakes tiverem crescido e corado, tire do forno e deixe esfriar em grades de confeiteiro. E pronto! Rapidinho assim fica melhor ainda, né?

Recheie, cubra, decore e DEVORE!
Atenção para a lista de compras:
- manteiga
- açúcar
- farinha de trigo com fermento (ou farinha de trigo e fermento
- ovos
- chocolate em pó
Principios Básicos para fazer CUP CAKE
Os FAMOSOS bolinhos estão em alta. Todo mundo gosta de ver, fazer e se deliciar com eles. Mas para quem é marinheiro de primeira viagem e quer começar a fazer ou aprender um pouco mais sobre cupcakes, vamos passar aqui no blog as receitas, dicas, técnicas e idéias de decoração.


Hoje vamos falar dos ingredientes básicos. Eles são manteiga, farinha, açúcar e ovo. Antes de misturar todos eles, tem algumas coisas que você precisa saber.

Manteiga: deve-se usar sempre manteiga sem sal e em temperatura ambiente, para facilitar na mistura com os outros ingredientes.

Farinha: as farinhas de trigo, tanto com ou sem fermento, são as mais usadas, para fazer cupcakes. Há receitas que são feitas com outras farinhas, como a de rosca, arroz, milho, amêndoa ,castanhas moídas, entre outras. Claro que se for usar farinha sem fermento é preciso acrescentar um pouco de fermento para a massa crescer.

Açúcar: o mais comum é o uso de açúcar refinado, mas como alternativa é possível usar açúcar mascavo, adoçante, mel e xarope de milho, sendo que para o mel e o xarope, normalmente é necessário esquentar um pouco, para ficar com uma consistência mais líquida e fácil de misturar.

Ovos: tentar usar sempre em temperatura ambiente. A função dos ovos, como em qualquer receita de bolo, é de unir todos os outros ingredientes.

Os ingredientes complementares (chocolate, frutas secas, nozes, canela, etc) podem ser colocados como você desejar, trazendo destaque aos seus cupcakes.
Aprendendo a rechear Cup Cakes
Normalmente os cupcakes são sem recheio, mas isso não impede que você deixe eles ainda mais cheios de sabor. As duas técnicas mais comuns de rechear os cupcakes são as seguintes:

Técnica 01: Cortando o cupcake

Corte o centro do cupcake, fazendo um círculo, com a ajuda de uma faca pequena.

cupcake, pre-filling

O macete é inclinar a faca, para que a parte cortada saia no formato de um cone.

cupcake center cone

Com esse cone tirado do cupcake, corte a parte de baixo, para que após seja colocado o recheio, você consiga fechar o espaço com a tampinha do cone.

cupcake with center removed

Coloque o recheio com a ajuda de um saco de confeiteiro e feche com a tampinha retirada.

cupcake, filled

Técnica 02: Recheando com bico de confeiteiro

Essa técnica é um pouco mais fácil e você consegue trabalhar com mais agilidade. Use um saco de confeiteiro com um bico tipo perlé com a abertura de tamanho médio. Coloque o recheio no saco, insira o bico no centro do cupcake e faça pressão para encher de recheio.


Conforme for enchendo de recheio, vá tirando o bico, mantendo a pressão para que o espaço ocupado pelo bico vá se completando de recheio.

Olhe que idéia super legal! CAKE  POP!!
Muita gente amou a receita de bolo de Red Velvet e por isso vamos passar uma outra receita bem fácil, que é fazer cake pops com o Red Velvet.


Para fazer os cake pop você vai precisar de:
- 1 pote de cream cheese
- 1 kg de chocolate meio a amargo picado

Depois que o bolo estiver pronto e esfriado, esfarele ele todo em uma tigela. Despeje o cream cheese junto ao farelo do bolo e misture bem com as mãos, faça as bolinhas e vá colocando em uma assadeira forrada com papel manteiga. Você pode ou não colocar os palitinhos, mas se for colocar, esta é a hora, deixando tudo pronto para você só banhar com chocolate. Derreta o chocolate, em banho-maria ou no microondas, deixando ele bem derretido e homogêneo.



Aqui vai as dicas para banhar...

Com palitinhos: Os palitinhos serão super úteis para te ajudar a banhar. Mergulhe as bolinhas no chocolate e deixe secar com os palitos espetados em um isopor, ou em uma tigela alta com grãos (feijão, arroz...).



Sem palitinho: Use um garfo de banhar para te ajudar a mergulhar e retirar as bolinhas do chocolate e deixe secar em uma assadeira forrada com papel manteiga.


Atenção a lista de compras:
- ingredientes para o bolo Red Velvet (ver receita)
- cream cheese
- chocolate meio a amargo
Coberturas dos CUP CAKES
O toque final nos cupcakes é a cobertura e a sua decoração. Apesar de serem usadas normalmente as coberturas mais tradicionais, o uso de bico de confeiteiro, corantes e confeitos transformam os cupcakes em obras de arte.

Vamos falar das coberturas mais usadas:

Glacê: é feito basicamente de claras de ovos, açúcar de confeiteiro e suco de limão. Há variações de receitas que falam para usar ao invés de claras o uso de claras pasteurizadas ou clara em pó, ao invés de açúcar de confeiteiro o uso do açúcar impalpável, que pode ser feito em casa misturando amido de milho (maizena) com açúcar de confeiteiro, e complementando o suco de limão por ácido cítrico ou substituindo.

lemon_rose_cupcakes_pic3
Buttercream: tem como ingrediente principal a manteiga, como o próprio nome já diz, que batida com açúcar de confeiteiro e essência, geralmente de baunilha, formam uma cobertura bem cremosa. Veja a receita básica de buttercream.

Sugar Free Buttercream

Ganache: geralmente feito com chocolate meio-amargo, creme de leite, açúcar de confeiteiro e uma pitada de sal, a cobertura tem uma aparência brilhante e ela é fácil de usar por ter uma consistência mais líquida que endurece após trabalhada.


Pasta Americana: assim como em bolos é usada para decorar cupcakes. Os ingredientes básicos são a gelatina, açúcar impalpável (ou a mistura de açúcar de confeiteiro e amido de milho), água, glucose de milho e gordura hidrogenada (ou manteiga). Ela também é encontrada pronta para uso.


Fondant: essa cobertura é líquida e se assemelha ao glacê pela consistência e opacidade. É feita de açúcar de confeiteiro, leite (ou uma mistura de água e glucose de milho) e manteiga.


Creem Cheese: Inusitado, mas muito gostoso. Batido com açúcar de confeiteiro, o cream cheese fica uma cobertura bem cremosa.

Cream cheese frosting

Brigadeiro: a nossa tradicional receita de leite condensado com chocolate é excelente também para cobertura de cupcakes.


Merengue ou suspiro: as claras batidas em neve com o açúcar fazem uma massa leve e delicada, que pode ser levada ao forno para dourar levemente. Este efeito é obtido também, sem precisar levar ao forno, com o uso de maçarico.

Lemon Meringue Cupcakes
Os corantes são indispensáveis para criar a infinita gama de cores que deixam os cupcakes bem coloridos e podem ser usados em absolutamente todas as coberturas. Já as essências, exceto a debaunilha, possuem um uso um pouco mais restrito para que os sabores não briguem, porém podem ser acrescentados em várias receitas de cobertura para ressaltar e/ou complementar o sabor.

Cobertura de Ganache!!!

Ganache é uma cobertura super fácil de ser feita e uma delícia. Como falamos no post de princípios básicos sobre coberturas, o ganache leva chocolate amargo, creme de leite, açúcar de confeiteiro e sal, mas os dois últimos ingredientes em algumas receitas são usados como opcionais, acaba dependendo de quanto amargo é o chocolate e do gosto pessoal. Sempre que for colocar o açúcar coloque o sal, pois ele irá ressaltar o gosto do chocolate com o açúcar.

ganachebowl

Para fazer o ganache, você irá precisa de:
- 1 xícara de chocolate amargo bem picado
- 1 xícara de creme de leite
- 4 colheres de chá de açúcar de confeiteiro (opcional)
- 1 pitada de sal (opcional)

Primeiro, pique o chocolate amargo bem pequeno, para que ele derreta mais facilmente.

choppedchocolate

Esquente o creme de leite em fogo médio até que comece a ferver. Assim que começar a ferver, desligue e coloque o chocolate picado, mexendo para o chocolate derreta completamente.

boiledcream

pouredcream

ganachestir

ganachestir3

Quando o chocolate tiver derretido por completo, se quiser, misture o açúcar e o sal. Também é opcional colocar umas 2 a 3 colheres de sopa de licor.

Com o ganache é possível trabalhar de 3 formas.

O tipo glacê você pode cobrir bolos e cupcakes com uma colher, assim que estiver de pronto, e o resultado será uma camada lisa e brilhante. Caso coloque o açúcar na receita ele vai endurecer depois, formando uma casquinha.

glazedchocolate

Para os outros dois jeitos de usar, o ideal é levar o ganache a geladeira para ele esfriar e endurecer, ficando com uma consistência durinha como a da trufa. Tire da geladeira e cubra o bolo com a ajuda de uma espátula ou com um bico de confeiteiro.

pipedchocolate

O segundo jeito de trabalhar com o ganache frio é bater na batedeira, como se fosse bater creme de leite para fazer chantily. Ele ficará mais claro e bem fofo, podendo ser trabalhado com bico de confeiteiro.

whippedchocolate

Não coloque no freezer com a esperança de endurecer mais rápido, pois a temperatura muito mais baixa vai deixar a cobertura toda embolotada.
 
Cobertura de Ganache chocolate branco!!
Uma cobertura tão simples como a do ganache tem uma outra versão mais clara e pode te conquistar para fazer coberturas de bolos e cupcakes. O ganache de chocolate branco é praticamente a mesma receita do ganache com chocolate meio-amargo.


Para fazer o ganache com chocolate branco, você irá precisar de:
- 750g de chocolate branco
- 225ml de creme de leite

Pique o chocolate branco e coloque em uma tigela, reservando. Aqueça o creme de leite em uma panela pequena até quase ferver. Despeje o creme de leite quente no chocolate branco, mexendo para que todo o chocolate derreta. Se ao derreter o chocolate você achar que já ficou frio, coloque 20 segundos no microondas para esquentar e ajudar a derreter todo o chocolate.

Os jeitos que você pode trabalhar com o ganache de chocolate branco, podem ser os mesmos que a gente ensinou aqui no blog com o chocolate amargo.
CUP CAKE DE BANANA!!!
 
 Quem um dia já não ficou encarando a sua fruteira onde havia algumas bananas bem madurinhas e você não sabe o que fazer com elas. Mas não se preocupe, pois nós sabemos o que você pode fazer: Cupcakes de banana.


Esta receita é do site Yumsugar, que mostra até uma odisséia meio parecida com a de Julie, do filme Julie & Julia, só que mais modesta de fazer receitas durante um ano. Neste caso, é a editora do site que experimenta fazer um receita diferente por semana durante um ano, mas nada de patos, lagostas e ensopados de carne à le Cordon Bleu. São receitas fáceis de fazer e ótimas para compartilhar com a família e os amigos.

O cupcake de banana foi feito na última semana do projeto e dá água na boca só de ver a foto. Para fazer o cupcake, você irá precisar de:

- 3 bananas nanicas médias bem maduras e mais uma para decoração
- 2 3/4 de xícara de farinha de trigo
- 1 1/2 de colher de chá bicarbonato de sódio
- 1/4 de colher de chá de sal
- 1 colher de chá de canela em pó
- 200 g de manteiga
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1 1/2 xícaras de açúcar
- 3 ovos
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- doce-de-leite para o recheio

Como em todo bolo, pré aqueça o forno em 180 graus e já disponha as forminhas de papel na forma para cupcakes. Agora arregace as mangas para começar a trabalhar!

Descasque as 3 bananas, pique grosseiramente e coloque no processador, batendo até ficar um purê. Em uma tigela, peneire a farinha, o sal, o bicarbonato e a canela, misturando tudo. Agora em uma tigela que você possa usar a batedeira, bata a manteiga e os açúcares, obtendo uma mistura fofa e clara. Adicione os ovos, um por vez, deixando eles ficarem incorporados a massa e depois junte a mistura de farinha, a essência de baunilha e por fim o purê. Assim que a massa estiver pronta, coloque nas forminhas de papel, lembrando de deixar apenas 2/3 delas preenchidas. Leve ao forno por cerca de 15 minutos até que a massa cresça e esteja corada, mas para garantir que os cupcakes estão prontos, faça o teste do palito.

Tire do forno e deixe esfriar sobre uma grade de confeiteiro por uns 20 minutos. Recheie os cupcakes com o doce-de-leite usando uma das 2 técnicas que ensinamos aqui no blog e depois decore com buttercream de chocolate (veja as receitas I e II de buttercream de chocolate aqui) e uma rodelinha de banana por cima. Esta receita rende 18 cupcakes.



*

Atenção a lista de compras:
- bananas
- farinha de trigo
- bicarbonato de sódio )
- sal
- canela em pó - manteiga
- açúcar mascavo
- açúcar
- ovos
- essência de baunilha
- doce-de-leite
- saco de confeiteiro
- bicos de confeiteiro
- espátula

20 comentários:

lhaura disse...

essa foto referente ao glacê, é diferente das fotos que achei para a receita de glacê. Queria fazer um glacê assim meio líquido, que ele endurecesse depois. Como consigo essa receita?
o blog é ótimo! obrigada.

laura melo

Anônimo disse...

parece uma delicia!!!

Art' Mari@ disse...

adorei, eu era maluca para aprender fazer Ganache e finalmente apredi.
Brigaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Anônimo disse...

Muito boa infotmação, clara e veraz

Anônimo disse...

amei os cupcakes

cristina disse...

adorei a matéria,vou fazer quero ter uma renda extra...além de ser muito gostoso..

Railde Fernandes disse...

Amei as informações do blog, tudo o que eu queria saber. Parabéns!

Milla Portilla disse...

Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Anônimo disse...

dizem q esses bolinhos dão uma grana boa,o chato e que leva mto material e se cobrar acima de 3 reais pensam q e caro,vlw pelas receits eu aprovo o site

naomi 11 anos

Jonas, Ellen e Joaninha disse...

Amei todas as receitas! Decidi começar a fazer cupcakes agora e suas receitas vão me ajudar bastante ;)

Beatriz figueiredo disse...

Obrigada pelas dicas,adorei!

Anônimo disse...

Uma ótima opção para uma, conforme dito acima, "marinheira de primeira viagem" com muita vontade e nada de prática na cozinha, inicar um trabalho simples e delicioso. Adorei as receitas (TODAS!!!) pois são simples e as imagens ilustrando o passo a passo....realmente fez toda a diferença. Sucesso!

Marie Izabelle disse...

Adoorei , eu sou viciaada em cupcake ! Agora posso fazer com minha mãe e minha avó ! Elas vão amar!!

Anônimo disse...

gostaria demais receitas de cupcakes seria muito bom

Paula de são Francisco do Sul disse...

Parabéns pelo blog esta tudo muito legal

Bibi Aguiar disse...

Parabéns, por suas aulas. São bem explicadas, com detalhes e dão dicas fundamentais para as marinheiras de primeira viagem. Sucesso!

BAnda Agnus disse...

Ameeeiii... Muito obrigada por tudo que li aqui. eu estava maluca atras de como faze cupcaker e não tinha a menor ideia, vou fazer com meus alunos na escola, vai ser um dos brindes para o dia das mães. Muito obrigada e parabéns!

Anônimo disse...

Bom dia! Muito legal sua página!!!O cupcake pode ser congelado? Em caso positivo, como deve ser feito o descongelamento? Obrigada.

Anônimo disse...

Adorei sua página...muito legal!
Por favor, os cupcakes podem ser congelados? Em caso positivo, como devo descongelá-los depois? Obrigada

Mariana disse...

Adorei as receitas, vou tentar fazer em casa, espero que fique tão bom e bonito quanto o seu. O resultado final me lembrou bastante um cupcake que comi em uma lojinha super linda na Ausgusta, chamada Wondercakes (http://www.locamob.com.br/wondercakes-1/details).Lá eles tem a maior variedade de cupcakes de SP, sempre com novas receitas deliciosas. Adoro.