16/05/2011

Meio bolo meio biscoito, whoopie promete ser a mania de 2011!

Ele parece um biscoito recheado super caprichado, mas é muito mais macio. Ele lembra também o francês macaron, mas nasceu do outro lado do oceano Atlântico. Os whoopie pies ainda vão confundir muita gente, mas é com essa aura de novidade e curiosidade que eles estão chegando ao Brasil.
O docinho norte-americano inventado na Pensilvânia é antigo, mas por muito tempo ficou discretamente restrito ao interior do país. Foi apenas em 2009 que ele foi redescoberto pelos grandes centros americanos como Nova York e, agora, começa a aparecer também em São Paulo.
Divulgação
Whoopies decorados da La Vie en Douce: docinho norte-americano vem para divertir as mesas
Whoopies decorados da La Vie en Douce: docinho norte-americano vem para divertir as mesas

O whoopie é composto de duas massas redondas e macias recheadas com creme, combinação que a cake designer Paula Gradícola descreve como sanduíche de bolo. "Ele possui uma textura bem leve e suave, dissolve na boca", descreve. "É uma coisa entre um bolo e um biscoito", completa a chef Carole Crema, do La Vie em Douce.
Os mais tradicionais são feitos de chocolate e marshmallow, mas por aqui eles já vem chegando brincando com sabores. "Nos Estados Unidos, eles têm muito os recheios de marshmallow, o de buttercream (creme de manteiga) e um ou outro de chocolate. No Brasil, a gente tem uma cultura gastronômica mais aberta, tem brigadeiro, doce de leite, então a possibilidade de variação é maior", afirma a chef.
Carole é uma das primeiras a preparar whoopies em São Paulo. Ela conta que conheceu o docinho em uma viagem a Boston, provou vários por lá e, na volta, trouxe na mala livros com receitas. Aqui, ela trabalhou até chegar ao seu próprio modo de preparar.
Gradícola e Crema concordam que os whoopies são fáceis de fazer. "Entre preparar a massa e assar leva, em média, 40 minutos", diz a cake designer, que em janeiro irá promover em São Paulo cursos sobre a guloseima.
Para elas, o docinho tem potencial para se tornar popular em São Paulo, mas não deve ainda roubar dos cupcakes o título de principal febre da cidade. "Ele vai complementar, dar uma cara mais colorida e divertida para as mesas, não vai competir", aposta Crema. "Os cupcakes são mais bonitos e podem ser mais decorados", pondera Gradícola.
LA VIE EN DOUCE
ONDE R. da Consolação, 3.161, Jardins, tel.: 0/xx/11/3088-7172
QUANTO Whoopie pie de chocolate e marshmallow: R$ 4
CURSO DE WHOOPIES PIES POR PAULA GRADÍCOLA
QUANDO 15, 19 e 26 de janeiro
ONDE Atelier Fazendo Arte (Av. Côte d'Aazur, 644, Granja Viana, tel.: 0/xx/11/4777-9436 e 0/xx/11/9602-5543)
QUANTO R$ 236

5 comentários:

a loja disse...

ai que déééééélicia!!!
ps: e estes coraçõezinhos??? amo!!!! foram os mesmos dos popcakes do enlaaaaaace!!!(http://candiesbrigadeiro.blogspot.com/2011/03/popcakes.html?showComment=1305653294478#c6310239211214331281)
beijoca!!!

Thiara Costa disse...

Olá td bem? achei seu blog e amei....
ja estou te seguindo,vi que mora em araraquara,eu tbm moro aqui a quase 3 anos.Se quiser dra uma passada la no meu blog e me seguir tbm vou adorar.
bjo

Thiara Costa disse...

ahh e eu tenho uma filha de 3 meses,e como toda mae ja sonho com a primeira festinha dela,aqui no seu blog ja tive varias ideias....adorei seus post sobre cupcakes
bjoo

RITA SCARPA SCABELLO disse...

Ola Thiara que delicia sua filhotinha com 3 meses, da ate saudades!!!! a minha ja esta com quase 1 aninho!!!1 qual o seu blo? quero seguir sim!!! me passe por email ou aqui mesmo, beijos

Anônimo disse...

Aiiii...quanta coisa maravilhosa neste blog! tô flutuando...rsrsrsrs
Obrigada viu? Grande beijo! Sucesso SEMPRE!!!