11/11/2010

Dicas de arrumação arejam o closet

Adorei esta matéria e trouxe para o bloguinho! Arrumação geral!!!  


A proprietária viveu por um tempo no apartamento de dois quartos até se decidir pela reforma. "Ela sentia falta de guardar peças de vestuário em um único espaço", conta a arquiteta Claudia Pecego Meyer, responsável pela obra, que derrubou paredes e fez surgir o closet. O desenho dos armários priorizou prateleiras e araras para manter as peças à vista. Apesar de a moradora já ser bastante ordeira, a especialista em organização Andrea Caetano, da Wellbeing, aceitou a incumbência de observar a arrumação de roupas, sapatos e acessórios e levantar o que poderia ser melhorado. Veja as principais mudanças neste antes-e-depois.



clique nas imagens p/ampliar
-
-
-
1. O primeiro passo é liberar espaço. -Uma vez por ano, revise as roupas e doe o que não usa mais, diz Andrea.

-
2. Vestidos de festa de musselina foram dobrados, envoltos em papel de seda e colocados em caixas com identificação (da Utilitá e da Secreta Saudade). -Pendurado, o tecido cede e ganha marcas.
-
5. Embalagens de plástico e tecido (Cary), que garantem a ventilação, protegeram as malhas brancas, mais sujeitas à poeira.

6. Malhas e camisetas empilhadas foram agrupadas por cor.

7. Os cintos, que ocupavam dois casulos, couberam nestas prateleiras aramadas (Utilplast), encaixadas no móvel (detalhe à direita). Assim, sobrou espaço para redistribuir as bolsas.
8. Saias e bermudas estão penduradas em cabides com presilhas (Casa e Loja). Uma proteção de silicone no prendedor evita vincos nos tecidos.

9. Para os sapatos, a especialista adotou a separação por tipo: saltos com saltos, rasteiras com rasteiras e assim por diante.

10. Dobrável, a escada (Bydesign) permite alcançar as prateleiras altas.

11. A reorganização abriu espaço para este cesto de roupas sujas (Casa e Loja). Closet fornecido pela Adresse."


-
A arrumação de seu armário pode ser aprimorada com algumas dicas e o uso de acessórios apropriados. Estas divisórias de plástico (1) estão disponíveis em diversas medidas e se adaptam a diferentes gavetas. -Sempre é bom ter um lugar específico para deixar passaporte, relógios, máquina fotográfica. Ou seja, tudo o que você quer encontrar rapidamente quando precisa, diz Andrea Caetano, da Wellbeing. Além de facilitar a rotina, o jeito certo de guardar (2) prolonga a vida das roupas. Um exemplo? Os sutiãs de bojo perdem a forma quando dobrados. Se tiver espaço na gaveta, encaixe um no outro. Ou torça levemente o tecido entre as duas conchas e acomode uma dentro da outra. Dobrar e empilhar é a melhor solução para malhas e camisetas. Vale a pena padronizar a dobra com o auxílio de um gabarito de papelão (3) , encontrado em lavanderias. Assim, as pilhas não despencam. Mais uma dica preciosa: as roupas precisam ventilar, senão mofam. Por isso, evite entulhar o armário, pois isso prejudica a circulação de ar, e, para as miudezas, prefira caixas de plástico com perfurações (4) , como estas, que armazenam cachecóis. -Evite cobrir casacos e vestidos com capas feitas inteiramente de plástico, ensina a assessora de organização Cristina Papazian. -Opte por protetores que mesclam plástico e tecido, especialmente para peças de couro, que necessitam respirar, completa. Ela lembra que, sempre que for embalar uma roupa, é fundamental lavá-la primeiro. Do contrário, o suor, por mínimo que seja, criará manchas. Por fim, para ter um móvel de visual ordenado, invista em cabides iguais (5) na mesma arara. -É importante ainda selecionar o modelo adequado ao tipo de roupa, explica Elizete Paulo, da Time Savers. -Em geral, uso um cabide estruturado para casacos e blazers e escolho outro mais simples para as demais peças.

(1) Gaveta com caixas de plástico da Utilplast.

(2) O gaveteiro da Adresse alterna gavetas para lingerie com e sem divisórias.

(3) Se você quiser recortar gabaritos de papelão, Andrea Caetano indica as medidas: 22 x 29 cm (malhas femininas), 24,50 x 32 cm (masculinas) e 18 x 19 cm (infantis).
(4) As caixas com furinhos (Coza) ventilam os cachecóis.

(5) Cabides iguais ajudam a localizar as calças no armário."


Segredos da boa divisão interna
Passos antes do projeto
Pedimos à arquiteta Marici Kuroba, da marcenaria Detalhe & Entalhe, que desenhasse um armário-padrão com 3 m de largura. "Fiz uma divisão interna básica, mas ela pode variar conforme as necessidades de cada pessoa", afirma. Para definir melhor o projeto, leve em conta:

• A quantidade e o tipo de roupa, sapatos e acessórios que você tem.

• Como prefere guardar cada coisa. Se gosta de pendurar em cabides, dobrar e deixar em prateleiras, ocultar em gavetas.

• Caso vá dividir o armário com mais alguém, é preciso entrar em acordo. "Espaços iguais para marido e mulher não costumam funcionar porque, geralmente, ela tem mais roupas", diz Marici.

Nenhum comentário: